Sento Sé

Sento Sé-BA
banner

Bem-vindo a Sento Sé!

banner

As melhores pousadas em Sento Sé podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Sento Sé, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 410m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.685 habitantes. A área total de Sento Sé é de 12.629,5km², e sua densidade demográfica é de 2,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sento Sé-BA é 47350-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sento Sé

ROTEIROS DO BRASIL

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os primeiros povoadores foram portugueses vindos de lavouras de cana-de-açucar e edificaram engenhos. Em 1719 foi construída uma capela dedicada à São José da Barra, e em 1752 teve como seu primeiro vigário o Pe.Domingo Alves de Souza, feita a correção gramatical passa a ser chamado e eswcrito como o arraial de Sento-Sé. Por muitos anos imperou o coronelismo. Em 06 de Julho de 1832, um decreto provincial criou o município de Sento-Sé, em 21 de Novembro de 1883 foi confirmada a emancipação política, com a presença do presidente da província Joaquim José Pinheiro Vasconcelos. No ano de 1930, Sento-Sé sofre a pressão de revoltosos e a população é maltratada com pancadas e prisões, novamente em 1932, Sento-Sé passa por momentos difíceis. Lampião passa pelo distrito de Américo Alves no povoado de Quixaba, e faz o povo tremer de pavor, depois de assaltar o comércio, vai embora e pernoita na Gruta da Palmeira. Algum tempo depois a cidade volta a sua normalidade com a pesca e a agricultura de subsistência.

vindos de lavouras de cana-de-açúcar e edificaram engenhos. - See more at: http://www.sentosenoticias.com/p/historia-do-municipio-de-sento-se.html#sthash.Qehu2K0T.dpuf

O Município de Sento Sé está situado na região do Baixo Médio São Francisco, às margens do Rio São Francisco, na borda do Lago de Sobradinho, no Estado da Bahia. É também banhada pelos rios Verde, Jacaré e Bazoá. Sento Sé foi criado por Decreto Imperial de 06 de julho de 1832, Lei Vigente nº 628, com data de 30 de dezembro de 1953 e, no Diário Oficial de 18 de fevereiro de 1954, tendo como origem o município de Pilão Arcado.

tendo como origem o município de Pilão Arcado,

Dotado de grande potencial hibrográfico, na bacia do São Francisco, Sento Sé tem além do Lago formado pela Barragem, o rio Jacaré ou /vereda do Romão Gramacho e o Riacho do Mulungú, demonstrando assim a tendência natural para a prática da Pesca no Lago.  

é também banhada pelos rios verde, jacaré e BazoáTem como município de origem, Pilão Arcado, sendo seu Topônimo Anterior, Manuel Vitorino. O município de Sento Sé tem em sua composição as vilas: Amaniú, Cajuí, Minas do Mimoso, Bossoroca (atual Pissarão). Sento Sé tem uma história bem peculiar. Está entre as cinco cidades que tiveram que ser inundadas por causa da construção da Barragem de Sobradinho. A nova Sento Sé erguida em 1976, foi sendo pouco à pouco habitada pelos moradores da antiga sede, que submergiu às águas. Sua economia é predominantemente voltada para a agropecuária, com lavouras irrigadas na região do Tombador, criação de caprinos e ovinos nas áreas de sequeiro, tendo ainda como potenciais a extração de minérios, destacando-se entre eles, o cristal de rocha, magnesita, ferro, topásio e ametista. 

Significado do Nome

O nome Sento Sé tem sua origem de uma tribo indígena chamada Centoce

Aniversário da Cidade:

07 de Julho

Gentílico:

sentoseense

População:

40.720 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidadezinha de interior, pacata, vive da agricultura, o povo hospitaleiro, possui a natureza como potencial a ser explorado. O que tem de melhor é a calmaria, diferente do ar da cidade grande. Conheça!

Clima:

Semi-árido - Caatinga  

Temperatura Média:

30º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

O acesso a cidade se faz através da BA-210, partindo de Juazeiro-BA (200 km dist.), no sentido de Sobradinho

Localização:

Vale São-Franciscano da Bahia  

Limites:

Campo Formoso, Casa Nova, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Morro do Chapéu, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Umburanas e Xique-Xique.  

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.349 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.944 km

-Salvador/BA - 696 km 

-São Paulo/SP - 2.071 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Fazenda Cumbi 

  -Com belíssimas paisagens naturais, ainda inexploradas.
 
-Praia Fluvial de Andorinhas 

  -Distante 17 km da sede do municipio 

-Sanharó

  -Localizado nas margens do rio Jacaré ou vereda do Rumão Gramacho, a 204 km de Sento Sé e a 54 km da cidade de Jussara, o povoado de Sanharó, oferece o melhor destino para a prática de motocross.

-Sento Sé, um paraiso ecológico desconhecido.

  -Situado geograficamente no sub-médio São Francisco, com suas terras localizadas na borda do Lago de Sobradinho, no Baixo de Irecê e no Piemônte da Diamantina, Sento Sé é o terceiro maior município da Bahia em extensão territorial, perdendo apenas para Formosa do Rio Preto e São Désiderio respectivamente. Sua extensão de 12.871km2, garante-lhe uma grande exuberância natural com: Ilhas, praias, serras, cachoeiras, vales e canyons. Podemos destacar a Ilha de Andorinha com dunas e praias de Água doce, o balneário de Maravilha na barragem do Rio Verde, as Cachoeiras do Piçarrão e Brejo da Martinha, o Olho D’água dos Prazeres com suas trilhas e canyons próprios para o esporte radical, o Olho D’água do Murim em Campo Largo, a Serra da Minação, a cachoeira do Caldeirão em Limoeiro, a fonte cristalina de águas claras na serra do Mimoso, as fontes termais de Limoeiro, Brejo da Martinha e Brejo da Brásida. Os mais de 300km de margem fluvial do Velho Chico formam o lugar perfeito para a pesca em tarrafa, anzol ou rede. Os passeios em barco ou regata, corrida de Jetski, lanchas e embarcação de carga também fazem o turismo ecológico nas águas do Rio São Francisco.

-Parque Nacional Boqueirão da Onça

  -Está dentro do Município de Sento Sé, é outra atração de pesquisas e estudos, de acordo com o Instituto Chico Mendes, aqui estão às maiores reserva de caatinga e sequeiro do mundo, além de uma grande variedade de espécies animais e vegetais, o parque guarda riquezas como os garimpos, as pinturas rupestres feitas nas rochas e arenitos pelos nossos antepassados, entre outras.

-Riacho dos Paes

-Riacho do Murim

-Gruta dos Prazeres

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio
 
  -A Festa envolve desde apresentações culturais, com tradições folcloricas, shows musicais com bandas regionais, nacionais e locais.

-Julho

  -Dia 07 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENTO SÉ

E-mail:

Telefones: (74) 3537-2152 / 2188

Sites: http://www.prefeituradesentose.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos

Av. Santiago Campostela - Brotas
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (74) 3537-2247

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.sentose.ba.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-http://distanciacidades.com

-hotelcentralba/hitoria-de-sento-se

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Sento Sé

nasci nesta cidade, mais ñ conheço, gostaria de muito de conhecê-la. mora em são raimundo nonato-pi, um dia pretendo conhecer... um abraço p/todos
Por: jose jeronimo neto

Sento-Sé como qualquer cidadezinha de interior é pacata, vive da agricultura, o povo hospitaleiro, as condições de infra estrurtura são básicas, mas possui a natureza como potencial a ser explorado. O que tem de melhor é a calmaria, diferente do ar da cidade grande! Conheça!
Por: Uila Alcantara

aindaa naum conhço mas pretendo conhecer.. vir as fotos.. sao maravilhosa. sento-se bahia..muitoo massa
Por: !!!

Ai que saldade da minha terra amo essa cidade pois foi onde eu nasci breve voltarei pra ir
Por: keylla

nasci nesta cidade de sento-se, mas não conheco, morava em juazeiro, hoje moro em belo horizonte, quando for a bahia vou visitar a minha cidade, pois não sabia que era tão bonita, vir atraves de fotos na internet, fiquei maravilhado com o rio são francisvco.
Por: Barros

eu amo essa cidade minha terra kerida!!!!!! o rio é uma maravilha tem regiao atoaa!!!!! TE AMO SENTO SE
Por: alicia

sento-sé cidade maravilhosa...rios que refletem alegria,praças ,igrejas, tranquilidade para viver....
Por: josenilda nascimento

Otima cidade, vale a pena conhecer. Possue um lago muito bonito e otimas festas durante o ano todo.
Por: Renata Moragas

Tenho família nessa cidade. Fui aprezentado a ela ainda pequeno e desde então visito sempre que posso. Criei verdadeiros amigos no decorrer do tempo e conheci lugares q permanecem em minha mente onde quer que eu va. Assim que puder voltarei a visita-la porque aí sim eu fui feliz. Parabéns pessoal pela cidade que tem.
Por: MARIANO

OI ADORO SENTE SE VC ESTAO DE PARABENS POR MORAR NUMA CIDADE TAO MARAVILHOSA, REPLETA DE MULHERES LINDA E SENSUAIS, ESPERO QUE VCS CONTINUE QUIDANDO SEMPRE DELA E QUE DEIXE ELA ASSIM SEMPRE LINDA, E VERDADE QUE TEM EDUARDO COSTA E COMPANHIA DO CALIPSON NO ANIVERSARIO DA CIDADE ESPERO RESPOSTA LOGO JA TO COM SAUDADES DE CURTIR UMA FETA NESSA CIDADE MARAVILHOSSSASASASASAAS
Por: MICHEL

sadades, meus pais morram ai ,estudei nos colegio juca sento sé e no sete de setenbro saudades, saudades, saudades.
Por: eilanne silva alves

sento-to se´e´ uma cidade maravilhosa pra se morar as pessoas da cidade sao muito hospitalheiras.
Por: Emanuela ferreira Silva

SOU DE SENTO-SE E MORO EM SETE LAGOAS MINAS GERAIS ,QUERO DIZER QUE AMO MUITO A MINHA CIDADE QUERIDA MIL BEIJOS PARA TODOS.
Por: CARLA BESOURO

beijos para todos de sento-se em breve estarei ai com vocês,nesta cidademaravilhosa.
Por: ana carla

Adorei trabalhar em Sento Sé. As Pessoas são maravilhosas, nunca vou esquecer de ter conhecido a D. Geralda e a sua equipe... e a Praça, muito bom pra relaxar e tomar umas cervejas, e as mulheres são lindas. Parabens para esta Cidade.
Por: Farias

sento se cidade maravilhosa cheia de muitas aventuras,um lindo rio para navegar,pescar e se devertir bastante,chonheça sento se voce vai gostar muiiiiiiiiiiiiito.
Por: rosielmarques

EU AMO SENTO-SÉ UM LUGA QUE TEM AS MELHORES FESTAS DO ESTADO DA BA....
Por: DAYSE COSTA DOS SANTOS

EU AMO SENTO-SÉ UM LUGA QUE TEM AS MELHORES FESTAS DO ESTADO DA BA....
Por: DAYSE COSTA DOS SANTOS

depois q mim mudei pra outra cidade uma parte de mim ficou em sent-se mas todo ano vouto pra buscar esse pedaco q faltar amo minha cidade natal sento-se vc foi e er parte da minha vida
Por: emanuel ribeiro da silva

a melhor vista de sento-sé é a do rio são frncisco,é muito lin doqulquer dia eu volto lá.
Por: edileusa

minha gramde cidade da niha vida.tudo de bom para galera as baianinha valeuu cidade da minha vida
Por: fabricio do nascinento

sim conheco, tenho um tio que tem um restaurante bem no centro,onde fica o banco o nome dele é domiciano,tenho outro tio que tem uma farmácia .
Por: deogenes

pre si samos de uma a rea de lazér pre siza de ter o melhor carnaval da bahia
Por: antonio perreira dos santo

Sento-Sé -e uma cidade muito bonita. morro em brasilia mais meu familiares morrar em sento se eu adoro sento sé
Por: suylla

ñ conheco mais quero conhecer conheco pessoas desse lindo lugar.
Por: elisangela ferreira de jesus

sento se o forte e a naturesa o lago do sao francisco eu conheço bem o canto dos passaros eu quando esto nessa terra desfruto da naturesa o ar purissimo da naturesa sento se sim sinonimo de tranquilidade e liberdade total . falo porque conheço povo acolhedor simplis . mas umanos filho da terra PR RAMOS FILHO DO SAUDASO IRMAO PAIXAO MEU SOBRENOME E SAUDADE
Por: PR RAMOS

Meu marido visitou Santo Sé,ha 15 dias mais ou menos, e amou a cidade,e seu amor por ela me contagiou.Então fui pesquizar no site e achei linda a cidade.Tenho de ir assim que for possivel.
Por: Avanilda

conheço,amo e sou de la !!! com muito orgulho dessa cidade! bjsssssss
Por: camilinha

sempre gostei dessa cidade , na verdade sou apaixonada por ela , moro em Mossoro Rn, muito distante mais um dia volto a visitar essa cidade q aprendi a gosta de verdade, parabéns Sento sé vc é linda ti adoro.
Por: rosivan ou vanzinho

Sento-se e a melhor cidade do mundo para morar. sou de la e sinto muitas saudades de todo mundo e principalmente do rio ue é maravilhoso, das festas, meu parentes e meus amigos.
Por: andrwekill

Veja o blogdocoelho13123, e conheça um pouca da linda historia do municipio de Sento-Sé. Este blog ja fez algumas publicações e continuará disponibilizando informações sobre Sento-Sé, para os nossos internautas. Faça seu comentario e dê sua sugestão. Obrigado
Por: Jackson Coelho

não mim canso de admirar essa cidade, é como si eu fosse de la , q pena não sou só a conheço ei aqui pra nós[ sento sé, ti adoro!!!]
Por: rosivan ou vanzinho.

admiro o tratamento dado as pessoas que visitam esta cidade,cidade acolhedora gosto disto,mim sinto bem em vosso meio.
Por: eunice brito

Sou filho desta maravilhosa cidade, foi nesta cidade onde pra mim tudo "digo" de bom aconteceu, desde a velha cidade onde eu comecei a estudar, sou um dos fundadores do Pencionato do Padre Marcos, juntamente com Francisco Oliveira, Gilberto Joaquim da Silva, e tantos outros, dentre eles estava Valter Araujo hoje Major da Policia Milirar da Bahia, Claudimiro Alves do Nascimento, Padre e eu Sargento da nossa brilhosa Policia Militar da Bahia, já aposentado. Resido em juazeiro desde 1.978, mais sou apaixonado por esta cidade, pena que ela nada tem a nos oferecer, e os politicos tem deixado muito a desejar. gostaria muito de adquirir as fotos da nossa antiga velha cidade, como de outros povoados. Eu falar do que tem de bom, sou suspeito, prefiro não comentar. Um abraço.
Por: BERNARDINO DE OLIVEIRA SANTOS

gostei da hospitalidade do Hotel da Geralda. As autoridades precisam ter mais compromisso com a cidade, principalmente no atinente a estrada q está um caos. Mas, é um cidade bacana.
Por: adelita sodre azevedo

Que saudades de sento-sé 3anos longe, tou louca pra voltar morro de saudades da minha cidade.
Por: Denice Moraes Batista

essa cidade é muito maravilhosa cidade on eu cresçi te adoro muito sento-se....
Por: jangle bergue

Sou de uma cidade pertinho de Sento-Sé, sou do povoado de limoeiro/pascoal.Hoje moro em Brasilia,também já morei em Sento-Sé.Estou morrendo de saudade da minha familia da cidade,das festas emfim de tudo..BEIJOOOOOOOOO!
Por: Valdirene de França Nascimento

sento=se sem comentarios pois é um lugar maravilhoso e encantador rsrsr
Por: Ramilla dos Santos *Prereirao bar

realmente,é uma bela cidade:acolhedora,pacata e um povo desbravador!valeu,sento sé.
Por: LEIDSON NASCIMENTO DE BARROS

moro em barueri sao paulo sou dessa cidade maravilhosa. sinto muita saldade mas sempre que da apareco por ai.um abraco para todos.
Por: moiseis ribeiro de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sento Sé
Fundação:
1832
Altitude:
410m
População:
31.685 habitantes
Área:
12.629,5km²
Densidade Demográfica:
2,51hab/km²
CEP:
47350-000

Envie seu comentário sobre Sento Sé