Senhor do Bonfim

Senhor do Bonfim-BA
banner

Bem-vindo a Senhor do Bonfim!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Senhor do Bonfim, informações e fotos da maravilhosa Senhor do Bonfim. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Senhor do Bonfim, recomendadas por internautas.

Informações de Senhor do Bonfim

Roteiros do Brasil

Região Chapada Diamantina

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral.
Situado em zona de passagem dessas expedições, estabeleceu-se no território do atual Município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela Região. Na mesma época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos. No Arraial, estabelecido nas proximidades de uma aldeia pataxó, foram construídos convento e igreja sob invocação de Nossa Senhora das Neves. Em 1720, o arraial do Sahy passou à categoria de Vila, sediando a comarca de Jacobina até 1724, quando a sede foi transferida para a Vila de mesmo nome.
Com o crescimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens, e o conseqüente avanço da ocupação do sertão baiano, formou-se uma povoação ao redor da antiga rancharia, às margens da estrada das Boiadas Em 1750, o núcleo contava com várias edificações e com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera.
O Arraial, além de rota para a penetração no território, destacava-se como importante núcleo, desenvolvendo-se com base em atividades ligadas à criação de gado. As riquezas minerais da Região, além da localização privilegiada do Arraial, atraiam grande número de tropeiros, aventureiros e peões vindos de outras partes da Bahia e do Nordeste, dificultando o controle e a ordem na localidade. O município criado em 1776 por força de Carta Régia, para solucionar os constantes problemas que surgiam em 1799 com a população local que chegava a 600 pessoas – requereu ao governo da Província a criação da Vila, solicitação que foi atendida no mesmo ano com a instalação da Vila Nova da Rainha em primeiro de outubro.
Oitenta e seis anos mais tarde, a Vila foi elevada à categoria de Cidade, pela Lei Provincial nº 2.499 de 28 de maio de 1885, tendo seu topônimo modificado para Bonfim. Em 7 de janeiro de 1887, foi criado o Município, com a mesma denominação, a qual foi alterada somente em 1943, através do Decreto Lei no 141 de 30 de dezembro, passando a chamar-se Senhor do Bonfim, assim como a Sede Municipal.
Beneficiado por sua situação geográfica, rota quase obrigatória entre o litoral do Estado e a região do São Francisco, e historicamente vinculado ao processo de povoamento da zona do sertão baiano, o Município desenvolveu-se como importante entreposto comercial e entroncamento viário para as regiões de Jacobina e Juazeiro, catalisando um grande número de empreendimentos e atraindo novos moradores para o local. Senhor do Bonfim consolidou-se como principal centro da Região, polarizando outros menores, como Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu, Itiúba, Antonio Gonçalves, Andorinha, Ponto Novo, Umburana e Filadélfia.
Durante o período inicial de formação da sua base econômica, o Município teve na criação de gado a sua principal atividade, ganhando espaço, ao longo dos anos, as culturas temporárias de feijão, milho, mandioca e mamona, além do cultivo de sisal e o extrativismo do ouricuri. Ao lado destas atividades, expandiu-se o comércio, e unidades beneficiadoras de sisal, mamona, ouricuri e leite estabeleceram-se no local nos anos 70, promovendo efeitos significativos na economia municipal, que progrediu continuamente.
Na década subseqüente, o declínio das culturas de sisal, mamona e ouricuri (pela sua substituição por produtos e fibras sintéticas) provocou o fechamento e a migração de indústrias, mas a intensificação da atividade pecuária e a criação de uma bacia leiteira na Região minimizaram os impactos do desaquecimento da agricultura sobre a economia, tendo em vista o montante de investimentos realizados no setor de pecuária. Com isso, gerou-se uma dependência quase absoluta da atividade, que apesar dos reflexos positivos sobre outros setores revela-se extremamente danosa em épocas de crise.
Em acréscimo, os problemas de origem hídrica encontrados na região de Senhor do Bonfim limitam o aproveitamento das grandes faixas de terras propícias às pastagens e com boa fertilidade para os cultivos agrícolas. De fato, desde o início da década de 90, a estiagem prolongada vem causando a redução dos rebanhos e a quebra de safras, que repercutem sobre as atividades secundárias e terciárias e configuram um quadro extremamente negativo para a população do Município.
Desta forma, a história recente de Senhor do Bonfim está marcada pela involução das atividades econômicas e pela dificuldade de superação da crise, por conta das deficiências hídricas e da falta de planejamento do setor primário para a redução dos efeitos das constantes secas que atingem a Região e impedem o desenvolvimento do Município nos níveis verificados nas décadas anteriores.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

28 de Maio 

Gentílico:

bonfinense

População:

74.431 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente e úmido

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Baiano 

Limites:

Jaguarari, Filadélfia, Andorinha, Itiúba, Campo Formoso e Antônio Gonçalves. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

358 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A microrregião de Senhor Bonfim apresenta preciosidades naturais, como os rios, cachoeiras, grutas, morros e diversas formações rochosas interessantes. Para visitar quase todas as atrações é preciso encarar caminhadas por trilhas. Destacam-se aprazíveis cachoeiras, onde os visitantes podem se deliciar com águas mornas e verificar a deslumbrante paisagem.

Principais Pontos Turísticos:

Esportes radicais

As serras são especiais para a prática do moto-cross e trilhas existem para serem desvendadas.

Para os amantes da vela, a 40 quilômetros de distância temos as represas de Ponto Novo e Pindobaçu, que são espetaculares para a prática desse esporte, sendo que na primeira existe uma etapa da Copa de Vela da Bahia. Nesses dois lagos pratica-se também pesca esportiva.

Monte Tabor

Localizado no distrito de Missão do Sahy, ainda podem ser encontradas ruínas das edificações realizadas pelos franciscanos, principalmente de uma capela no topo da elevação. 

Produção artesanal

É original e farta. Há uma grande variedade de pratos e bebidas típicas na culinária, dentre eles o mugunzá, cuscuz, umbuzada e licor de jenipapo.

Turismo Ecológico

O turismo ecológico é uma das atividades emergentes do município. A Reserva do Grunga, com suas nascentes bem preservadas, ganha destaque. A vegetação mistura espécie da caatinga com flores serranas, principalmente variadas orquídeas, bromélias e sempre vivas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore é representado por diversas manifestações, entre elas a corrida de argolinha, cavalgadas as quadrilhas, o reisado, o samba de lata e os grupos de Calumbi (bandas de pífanos). Em nenhum outro lugar se encontra vivo e influente a festa de casa em casa, a mesa repleta de comidas e bebidas típicas, a guerra de espadas, forró-péde-serra e o acolhimento carinhoso com os bonfinenses recebem os visitantes.

 Junho

- Seu São João é um dos maiores do interior da Bahia e é muito conhecido por sua guerra de espadas e tradição cultural de seu povo que coloca uma fogueira na frente de cada casa. As noites juninas são animadas por inúmeros grupos de forró e desfiles de 'quadrilhas', que seguindo a tradição portuguesa consiste em pares que executam várias evoluções, sempre ao ritmo do melhor forró pé de serra. A festa em Senhor do Bonfim transcorre todo o mês de junho e atinge toda a área urbana. Várias ruas são decoradas com motivos juninos e nordestinos, e sempre e evocada e homenageada a figura de Luiz Gonzaga. Durante os festejos de junho, a Cidade de Senhor do Bonfim recebe cerca de 80 mil visitantes. Nesses dias é possível conhecer o melhor da culinária nordestina, como o bode assado, a buchada, o sarapatel, o feijão de torresmo, a legítima carne do sol do sertão, o feijão verde, o andú, a canjica, a pamonha, os mingaus variados, o baião de dois, enfim tudo de melhor nos petiscos do sertão. A variedade de licores caseiros é abundante, podendo se provar o jenipapo, maracujá, laranja, gengibre ou passas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM

E-mail:

Telefax: 3541-4511/ 4512/ 4513

Sites: http://www.senhordobonfim.ba.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim Transportes

SAC: 0800 723 2121 - 24 horas

SAC: 0800 726 02246 - deficiente Auditivo

Site: http://www.itapemirim.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Senhor do Bonfim

a cidade de senhor bonfim é uma maravilha ja tem 5 anos que frequento a cidade, o melhor de la é o sao joao. É tudo de bom.
Por: michelle

eu nasci em sr.do bonfim passei minha querida infancia nesta cidade maravilhosa e abençoada po deus.fis o ginasio no colegio dos maristas e participei de varios eventos na minha cidade s.joao, natal, e outras, que saudade que tenho desta terra querida.foi otimo enviar esta mensagem. atualmente resido em sao caetano do sul -sao paulo onde constituir a minha familia.espero em breve fazer uma visita a esta cidade rever amigos parentes. estou programando a minha ida para nov, ou dez/2009. tenho parentes tambem na minha querida carrapichel onde passei parte da minha juventude. sem mais agradeço a oportunidade de enviar esta mensagem. um abraço a todos. tchau Paulo Araujo Cavalcante
Por: Paulo Araujo Cavalcante

bem vindo aomelhor sao joao do estada bahia, senhor do bonfim sabe fazer e deixar muitas lembranças te adoro terra do bom começo
Por: sergiosousa matos

eu sou de bonfim mais moro em salvador , eu amo bonfim , de coraçao.beijos pra todos bonfinense.
Por: ana paula oliveira da silva

sou filho da terra e a 3 anos nao vou em bomfim.moro no bairro da lagoa proximo prefeitura amo muito esta cidade[hoje moro em maraba-pa terra do ouro ok?
Por: jose marcos cardoso de araujo

morei ai durante 15 anos e tenho muita saudade,abraços.
Por: UBIRATAN SILVA

vivi em bomfim ate meus 18 anos fis o meu ginasio no colergio diocesano partisipei de varios evento cuadrilha de sao joao e fui membro da associacao dos trabalhadores mirins de sr do bomfim hoje moro em maraba n0 estado do para
Por: jose marcos cardoso de araujo

essa cidade é tudo de bom, e cada dia ta ficando + linda, e cada ano fai crescendo ++++, e que deus ilumine abecou muito + essa cidade, obrigado.
Por: jurandir francisco de sousa

Eu, nasci em Senhor do Bonfim, mas já estou a mais de 20 anos morando fora ,mas meus pais moram ai. Atualmente moro em Paulo Afonso-Ba
Por: Jefferson Rodrigues

adorei rever a cidade há 18 anos q sai de senho do bonfim e não voltei mais tenho muita soudade mas pretendo voltar um dia se deus quizer.
Por: joão da silva nascimeto

hoje eu moro em maceió-al e to morrendo de suadades de minha sr do bonfim
Por: hailton cardoso dos santos

Criado em Sr. do Bonfim sinto muita saudades de minha terra natal onde se tem o MAIOR SÃO JOÃO DO BRASIL .Mesmo estando longe posso ver que a cidade de Bonfim ainda continua linda e digna de todos os elogios o mundo TE AMO MINHA TERRA QUERIDA.
Por: Robison Miranda

Senho do Bonfim e uma sidade muito linda,cheio de beleza,e cheia de cutura,a fera e muita linda tudo,e legal.
Por: diogo carvalho dos santos

Amo sr. do Bonfim e tambem o Quicé, me criei por ai, muita saudade de todos no Quicé,dona Ana,amo a senhora.seu filho Nilton, o titio
Por: Nilton Nunes de Souza Titio

Moro em Itagibá aqui na Bahia, mas meus pais eram desta cidade, da qual se fala muito bem. Espero um dia poder conhecer, principalmente o são joão que é muito famoso.
Por: miriam ferreira lima

Embora não fui ainda para Senhor do Bonfim, mas o pai da minha namorada nasceu aí, conheci por fotos a barragem de Quicé, a qual fiquei admirado. Em breve vou tomar banho lá. Aqui em S0orocaba/SP este lugar é conhecido. Abraços
Por: Tiago Andre Melo

Já visitei aí a feira do pau e conheci a barragem de Quicé. Pretendo em breve voltar aí, onde mora minha vó Dona Ana do Seu João Coco, ela mora na rua da estação. Abraços
Por: Neildes Guimarães Nunes

A CIDADE DE SR. DO BONFIM É MARAVILHOSA POVO EDUCADO ACOLHEDOR CLIMA GOSTODO E TEM O MELHOR SÃO JOÃO DO BRASIL É MUITO BOM VISITAR OU VIVER NESSA LINDA CIDADE.
Por: wilson m. peixinho

ja visitei varias vezes no senhor de bomfim e quice gostei e espero poder voltar varias vezes,pois foi a terrinha aonde meu querido esposo nasceu e se criou
Por: terezinha souza

sou baiano hoje moro em ribeirao preto sp tenho muita soldade de senhor do bonfim
Por: jose carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Senhor do Bonfim

Envie seu comentário sobre Senhor do Bonfim

banner