Praia do Rosa

Praia do Rosa-SC
banner

Bem-vindo a Praia do Rosa!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Praia do Rosa, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.


A Praia do Rosa, localizada no sul de Santa Catarina, próxima a cidade de Imbituba, é considerada uma das 10 baías mais belas do mundo. Nos anos 70, a praia ficou conhecida por servir de plataforma para surfistas de todos os cantos do Brasil e fora do país, e ainda é uma referência para os profissionais e amadores do esporte. A praia catarinense, além de contar com uma enorme riqueza em termos de preservação ambiental, possui dunas e lagos que atraem turistas de todo o mundo.

Nessa praia, é possível realizar atividades como surfe, windsurfe, kitesurfe e trilhas. Com aproximadamente três quilômetros de extensão, o cenário da Praia do Rosa é constituído por finas areias brancas e dunas próximas ao mar. Tanto para quem procura um lugar calmo, quanto para quem aprecia o agito, esse paraíso de Santa Catarina pode agradar muito. Ao contrário da maioria das praias do sul, a praia do Rosa não é um lugar superpovoado – portanto, é um ótimo refúgio para quem deseja descansar e aproveitar ao mesmo tempo.

Nos períodos entre agosto e novembro, a praia do Rosa presenteia a todos com uma chance peculiar de poder ver a baleia franca, que escolheu a praia como seu porto e, nesse, período aparece por lá para alimentar os filhotes. Essa é uma chance incrível de entrar em contato com a natureza em sua essência e desfrutar o deleite de uma visão única de uma espécie de baleia rara.

Ao sul da praia do Rosa, outro lugar interessante para se conhecer é a Lagoa da Ibirapuera. O lugar é onde os pescadores desempenham as principais atividades de pesca com camarão e, por lá, também há várias espécies de aves que você, provavelmente, nunca viu! Além disso, a Lagoa faz parte da área de preservação das baleias francas, e possui uma riquíssima fauna e flora.

Em restaurante e “noitadas”, a praia do Rosa também não fica devendo nada! Na beira-mar existem desde cardápios especializados em frutos do mar, até restaurantes que oferecem comidas internacionais. A noite é animada por bares locais, como o “Pico da Tribo” e o “Jamaica”, que embalam o ritmo da praia com muito reggae e samba rock. Ou seja, nessa praia, dificilmente você terá uma viagem desagradável. A Praia do Rosa é uma obra viva.

Informações de Praia do Rosa

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Praia rústica, cheia de estilo próprio, as casas e as pousadas com decorações de pranchas de surf, velas , artesanato local, jamaicanas e  estilos de Bali.
Antigamente visitadas por hippes e surfistas, hoje  ficou internacionalmente conhecida, sua extensão é de sete kilometros, tem um mar lindo , muita tranqüilidade, cem por cento natureza, muito reggae, surf e mulher bonita.
A Praia do Rosa tem dois lugares: o norte e o sul. O norte fica na subida a esquerda que vai para o centro antes da pousada Vila Aglifóglio, onde rola um swell ( Mar em boas condições) perfeito para o surf, podendo chegar a um metro e meio de  onda, no verão o norte é lotado, a rapaziada, fica disputando onda, já no Rosa Sul segue-se a estrada principal até o final, passando a lojinha da Mormaii encontra-se a beira da praia. Dependendo do swell (Mar em boas condições) também rola (ocorre) um surf, mas é sempre mais tranqüilo.
O norte já é mais agitado, as garotas tomando sol na beira da praia esperando a rapaziada sair do mar, para dar aquela olhada , preparando um encontro na balada mais tarde. O clima no sul é mais para os que já se encontraram e formaram os pares. Quando bate a fome a galera vai para restaurante dos Gauleses, saborear sua deliciosa comida. 

OSA NORTE : 20 ANOS DE HISTÓRIA

Até o começo da década de 80, o   Rosa era uma pequena e dispersa colônia de pescadores e plantadores de mandioca, sem nenhum tipo de comércio e nem mesmo centro urbano. Sem linha de ônibus, supermercado ou farmácia, começou a se transformar num balneário de verão. Com o tempo, esta gente foi criando raízes, filhos e juízo, e de suas casinhas rústicas surgiram as primeiras pousadas do morro. Nos últimos anos, a praia vem registrando um ótimo crescimento, com novas construções surgindo, ruas sendo abertas e estabelecimentos comerciais. A preocupação com o futuro da praia é geral, mas por enquanto o  Rosa ainda preserva sua deliciosa mistura de civilização com natureza, de gente jovem com quem já aprendeu a administrar os prazeres da vida, de ondas perfeitas com plácidas lagoas à beira-mar...

ROSA SUL: VALE A PENA CONHECER

Existem lugares no mundo que não precisam de definições estatísticas, um deles sem dúvida é a Praia do Rosa. Ranqueada como uma das trinta baias mais belas do mundo e uma das dez mais bonitas do Brasil, este “pequeno paraíso” surpreende, não só pelo capricho da natureza em sua formação: com costões, mata atlântica, morros, lagoas e a praia com ondas perfeitas para a prática do surf, dividida em Rosa sul e Rosa norte, mas também pela estrutura turística integrada de forma perfeita com a paisagem.
São cabanas, pousadas, bares e restaurantes que de tão bem colocados no contexto geral, parecem ter nascido ali mesmo, junto com a formação natural do lugar, sem contar que nos meses de julho a novembro as mais ilustres visitantes são as baleias franca, que aqui vêm dar a luz e amentar seus filhotes e se deixam avistar a menos de 30 metros da praia, principalmente próximo aos costões do sul e do norte.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A Praia do Rosa é o lugar perfeito para aqueles que buscam descanso em meio a natureza e que querem fugir das praias super povoadas. Em muito, ainda lembra, a antiga vila de pescadores que era antes de ser descoberta por surfistas na década de 70. O carro de boi ainda é um veículo de transporte utilizado e nos meses de Maio a Junho período em que a pesca artesanal da tainha movimenta a comunidade nativa. Na praia do Rosa, você descobrirá que o rústico não precisa ser desprovido de conforto e luxo e que a preservação não impede o desenvolvimento quando se respeita o significado do termo crescimento sustentável.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

 

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

Seu acesso se dá pelo Trevo de Garopaba, no Km 274 da BR-101. Deixando o trevo em direção à Garopaba, você terá duas opções para chegar ao Rosa: a primeira é dobrando a direita no Posto Repsol (1 km do trevo), passando pela Lagoa e pelo povoado de Ibiraquera, a outra é seguindo mais 4 km em direção à Garopaba e virando à direita ao lado da Pet House, na localidade de Campo D’Una. Daí é só seguir pela estrada calçada de lajotas por mais 3 km, até a Praia do Rosa.   

Distâncias:

Da Capital:

90 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

No período de Agosto a Novembro a baleia Franca visita a Praia do Rosa já que elegeu este paraíso como seu berçário natural, aqui ela alimenta seus filhotes nos seus primeiros meses de vida para daí partir para viagens mais longas.

Ao sul e oeste do Rosa está a Lagoa da Ibiraquera onde a pesca do camarão é a grande atração nas noites de lua cheia, além de ser o local perfeito para admirar as mais variadas espécies de aves. Para os adeptos de esportes radicais é uma ótima opção para quem pratica Windsurf ou Kitesurf. Mais ao sul está a Praia da Vila com suas ondas perfeitas, é considerada uma das melhores ondas do Brasil pelos surfistas.

Ao norte do Rosa temos 5 praias. A Vermelha, uma praia particular com acesso somente por trilha, o Ouvidor, uma enseada muito simpática e tranqüila, a Barra, a Ferrugem e a Silveira. Todas de uma beleza singular.

Garopaba a 20km da Praia do Rosa é um ótimo passeio para quem quer conhecer um pouco mais da região. Esta antiga vila açoriana é um charme com suas casas em estilo típico da época da colonização. Próximo a Garopaba localizam-se as dunas do Siriú de uma plasticidade fantástica além de serem ótimas para a pratica do SandBoard. 

Surf na Praia do Rosa / SC

A praia do Rosa é um dos points mais procurados pelos surfistas em Santa Catarina. As ondas são constantes e variam de meio metro a 3 metros. Muitos campeonatos de surf acontecem durante todo o ano na praia. O vento sul favorece a prática desse esporte no Rosa Sul. Já se o vento for nordeste, a melhor opção é o Rosa Norte.
Esta praia, como de praxe,foi descoberta pelos surfistas hippies da geração 70 e de lá pra cá a maioria dos frequentadores são do surf, por isso aí vão algumas dicas: onda boa pro norte (Silveira, Ferrugem e Guarda) e pro sul (Ibiraquera e Farol de Santa Marta).

Estação das Baleias

Os cetáceos proporcionaram um espetáculo à parte para os freqüentadores da praia. Exposições de cauda e de cabeça, e borrifos em forma de “V” foram alguns dos comportamentos realizados pelas baleias francas que aparecem na região, principalmente, durante o inverno (julho a novembro) para o nascimento de seus filhotes. 
O trabalho de pesquisa e educação desenvolvido pelo Projeto Baleia Franca tem contribuído para o aumento do número de baleias observadas a cada ano, visando a conservação desta espécie ainda ameaçada de extinção. Segundo a bióloga Audrey Amorim Corrêa, gerente de campo do Projeto Baleia Franca - IWC/Brasil, "ainda é cedo para falar em números para esta temporada, mas a população de baleias francas está aumentando a cada ano e, portanto, a expectativa sempre é recebermos um número maior de baleias".

Comércio na Praia do Rosa
   
Nem só de praia, ondas, sol, burburinho e história vive a Praia do Rosa, no Estado de Santa Catarina!
A cidade oferece ainda um comércio variado de artesanatos, lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da culinária brasileira e internacional. No artesanato local, produzido pelos nativos da região, é possível encontrar lindas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados em vidros e búzios.
Em resumo: a Praia do Rosa, em Ibiraquera, é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.

 
Atrações na Praia do Rosa   

A Praia do Rosa oferece mais que ondas perfeitas, uma gastronomia e pousadas de primeira. Exemplo disso é a Lagoa de Ibiraquera,  outro passeio  imperdível. Considerada uma das melhores raias do país para a prática de windsurf e kitesurf,  recebe anualmente campeonatos brasileiros das duas categorias.
A Lagoa de Ibiraquera também é famosa pela pesca do saboroso camarão rosa e pela preservação ambiental, já que faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca. Com  seus ventos constantes , e águas tranqüilas, uma variedade de espécimes da fauna e flora local completam o cenário cinematográfico dos pescadores e suas tarrafas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA - PRAIA DO ROSA

E-mail:

Telefones: (48) 3355-8100

Sites: http://www.imbituba.sc.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário
 
Telefone: (51) 3255-1922

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Paulotur - (48) 3244-2770

Catarinense - (48) 4002-4700
 
Itaperimim - 0800 723 21 21  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone:

Site: http://www.praiadorosa.tur.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (48) 3255-0866  

Sites: http://www.cartorioalbino.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Praia do Rosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Praia do Rosa

Envie seu comentário sobre Praia do Rosa