Praia de Pipa

Praia de Pipa-RN
banner

Bem-vindo a Praia de Pipa!

banner

As melhores pousadas em Praia de Pipa podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.


Localizada na cidade de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é um dos principais balneários da cidade, do qual ainda fazem parte as praias Ponta do Madeiro e Praia do Amor, sendo o destino ideal tanto para quem quer descansar e relaxar, quanto para os aventureiros que preferem se divertir, todos tendo a oportunidade de entrar em contato profundo com uma exuberante natureza.

Belos golfinhos e tartarugas marinhas fazem da Praia de Pipa sua morada! A praia se tornou famosa por várias características, como as suas águas claras e mornas, mirantes naturais que possibilitam uma visão paradisíaca, piscinas, grandes e belos coqueirais, e imensas dunas. Mas, além de observar tudo isso, se você for até a Praia de Pipa também terá a oportunidade de andar a cavalo ou de buggy, se aventurar em um rally em meio às trilhas da Mata Atlântica ou ainda passear de barco.

São vários passeios diferentes que você pode aproveitar no local, como, por exemplo, o Wake n Fun Jetsurf, que inclui aulas de Jet Surf e Wakeboard, além de caiaque e passeio ecológico. Já o Kart Cross Experience oferece duas rotas diversas, para que você tenha a oportunidade de conhecer lugares diferentes e, ao mesmo tempo, curtir a adrenalina do Kart. Se você é mais tranquilo, pode participar do Haras Água Boa, com passeios a cavalo que podem durar uma hora ou até mesmo o dia todo!

A culinária de Praia de Pipa traz pratos do mundo todo, a cidade abriga gastronomia espanhola, francesa, italiana, mexicana, japonesa, árabe e, é claro, brasileira! Tudo que pode ser saboreado em restaurantes calmos à beira mar ou em espaços extremamente luxuosos e sofisticados, com opções para agradar a todos os gostos!

Um grande diferencial deste lugar é conseguir misturar as paisagens naturais e os divertimentos possibilitados por elas com uma infraestrutura que oferece todo o conforto para os turistas, incluindo bares, lojas, pousadas e restaurantes. Aos amantes da noite, a Praia de Pipa oferece diversas atrações com baladas que só terminam depois que o sol já nasceu, frequentadas por pessoas do mundo todo.

Informações de Praia de Pipa

 Roteiros do Brasil

Roteiro: Descoberta do Rio Grande

 

hspace=0 Significado do Nome

A teoria que mais se confia é que esse nome teve origem quando os portugueses chegaram ao local e viram uma rocha que parecia um barril de longe. A palavra pipa no tradicional português de Portugal significa barril, por isso esse nome, Pipa. 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a praia de Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico.

logo na chegada, ao longo da estrada você se depara com praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros. Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Pipa começou a ficar famosa nos anos 80 através dos amantes do surf.

Mas aqui pode-se fazer de tudo: passeios de barcos, de buggy, caique ou a cavalo, caminhadas e rally pelas trilhas da Mata Atlântica. Inclusive este é um de seus encantos: consegue conciliar um cenário deslumbrante e um roteiro de tirar o fôlego à uma infra-estrutura cheia de charme e conforto, com pousadas, bares, lojinhas e restaurantes de gastronomia com nível internacional.

Clima

O clima se caracteriza como sub-úmido com umidade relativa média anual de 74%. Os meses de maior incidência de chuvas são abril e julho.

Temperatura Média

25,6º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Para chegar à Cidade de Tibau do Sul, onde está localizada a Praia de Pipa: Vindo do Norte ou do Sul pela BR-101, deve-se entrar na cidade de Goianinha. Em Goianinha siga a estrada RN-003 em direção leste a estrada até atingir o mar. Você estará em Tibau do Sul.

Localização

Região Leste do Estado do Rio grande do Norte, Município de Tibau do Sul.

Limites

Senador Georgino Avelino, Arês, Goianinha, Canguaretama, Vila Flor e Oceano Atlântico.

Distâncias

79 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Esta praia é do tipo familiar devido a sua proximidade ao centro de Pipa. Ideal para quem ver gente e comer à beira-mar. Na maré seca formam-se lagoas de águas quentes, onde a criançada faz a festa. Nos dias que tem suel a rapaziada do surf é uma atração à parte. Os barcos ancorados na baia e um pôr-de-sol alucinante garantem o visual.

Principais Pontos Turísticos

Dentro do Santuário Ecológico de Pipa há várias trilhas para os visitantes. Seguem algumas:

Trilha Caminho do Jacu

Trilha Luminosa e arejada que passa pela parte mais elevada da Chácara do Madeiro, 80 m acima do nível do mar. Esta trilha tem 200 m de extensão.

Caminho da Jibóia

Trilha serpentina que desce até o recanto mais ermo da floresta, com 340 metros de extensão.

Vereda da Moça Branca

Paisagem encantadora por um túnel onde o visitante parece estar brincando de esconde-esconde com o mar, com 400 metros de percurso.

Lagoas de Guaraíras

Diariamente há barcos saindo de Tibau do Sul com destino às lagoas. O passeio dura cerca de 3 horas, dependendo do caminho escolhido.

Baía dos Golfinhos – Praia do Curral

A praia do Curral é a preferidas dos golfinhos, que costumam receber os visitantes com saltos e acrobacias marítimas.

Descida de sandboard

Em Pipa, um bom lugar para arriscar uma descida são as dunas de Cacimbinhas, que ficam bem em frente à Praia de Cacimbinhas, no canto esquerdo da Praia do Madeiro. Ao chegar em Pipa, vindo de Tibau do Sul, as dunas estão à direita da pista.

Praia dos Afogados

Ponto de encontro de surfistas e gente sarada, a Praia dos Afogados tem ondas o ano inteiro.

Ponta do Pirambu

Passeio que pode ser desfrutado em um dia, a Ponta do Pirambu é um complexo com restaurante, lojinhas, piscinas, centro de terapia e massagem. Ainda conta com um elevador panorâmico que leva os clientes do topo da falésia à areia da praia. O acesso pode ser feito pela estrada principal.

Passeio de caminhão pau-de-arara

O passeio leva os turistas para conhecer, durante todo o dia, as praias de Pipa, Minas, Sibaúma, Barra do Cunhaú, Cacimbinhas e Tibau do Sul. O roteiro inclui piscinas naturais, passeios de barco, skibunda, sandboard, finalizando com um lindo pôr-do-sol nas dunas e crepe nas margens das Lagoas de Guaraíras.

Praia do Amor

Essa praia possui esse nome devido ao seu formato de um coração e também pelo fato que nela praticava-se nudismo.

hspace=0 EVENTOS

Janeiro

18 à 20 - Festa de São Sebastião - Janeiro é mês das festas em homenagem ao Padroeiro da Pipa: São Sebastião. E aqui um dia só não é suficiente para agradar o Santo. Uma equipe composta por mais de 20 devotos iniciam os preparativos da festa com quatro meses de antecedência.
 
Fevereiro
 
- Carnaval - Tudo na Pipa tem um sabor diferente, até no Carnaval. Durante o feriado a Praia é freqüentada por aqueles que buscam refúgio dos agitos carnavalescos.

Junho

05 - Semana do Meio Ambiente - Logo no início de Junho, o NEP (Núcleo Ecológico da Pipa) realiza a Semana do Meio Ambiente, em sintonia com as comemorações do dia 5, considerado dia Mundial do Meio Ambiente.
 
- São João na Pipa - Quem não é daqui pode se surpreender com os festejos juninos locais. O estalo das bombinhas e a fumaça proveniente das fogueiras acesas na frente das casas já são tradição no Estado.
 
Novembro

- Nossa Senhora dos Navegantes - Diferente de diversos lugares no Brasil que homenageiam N. S. dos Navegantes no dia 02 de fevereiro, aqui na Pipa as homenagens á Santa protetora dos Marujos e Pescadores, acontecem no último Domingo de Novembro.

Dezembro

20 à 31 - Fim de Ano no Paraíso - Um “ritual de passagem” que inunda as almas, as ruas, as praias, os bares, a boate e o ambiente com muita harmonia e vibrações de um ano melhor para todos.

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Tibau do Sul

 

 

 

hspace=0 (84) 3246-4526

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Unidade Mista de Saúde - (84)3246-4303

 

 

hspace=0 Aeroporto internacional - (84) 3743-1811

 

 

Créditos

Informações e Fotos:

Sites:   www.pipa.com.br

           www.zone.com.br

Comentários de Praia de Pipa

É a praia mais linda que já vi! A água é quentinha e as piscinas naturais são maravilhosas!!!!!
Por: Wyslia Canto

praia de pipa é tudo é melhor praia do rio grande do norte eu falo isso pq eu ja fui e gostei e to morando la e quem fo em pipa e não fizer o passeio d barco não feiz nada por que o passeio é tudo de bom foi meu nome everton?
Por: everton

Ah esse lugar!!!!!!!!!!!!!! E mágico´!! O pôr do sol de pipa!!!!!! Não tem igual em nhenhum outro lugar do mundo
Por: Elza Albuquerque

ola praia de pipa muita maraviosa de mais estevi ai em 2008muito bom parabem muito bonito em breve estare ai com com vâces ta bom um beijos para todos vôcea mues quiridos
Por: manoel tiao

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Praia de Pipa

Envie seu comentário sobre Praia de Pipa

banner