Ipiranga de Goiás

Ipiranga de Goiás-GO
banner

Bem-vindo a Ipiranga de Goiás!

banner

Comece planejando a sua viagem para Ipiranga de Goiás utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Ipiranga de Goiás e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Ipiranga de Goiás.

Informações de Ipiranga de Goiás

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem e formação do município de Ipiranga de Goiás, como os municípios vizinhos: Ceres e Nova Glória são oriundas do decreto Lei nº. 6.882, de 19 de fevereiro de 1941, pelo então Presidente da república Getúlio Vargas, que criava a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), administrada pelo engenheiro agrônomo Bernardo Sayão Carvalho de Araújo, que tinha como objetivo municipal fixar o homem à terra, expansão da fronteira agrícola, fortalecimento do mercado e estabelecimento de conexão para o norte do país. Em 1949 houve o afastamento de Bernardo Sayão, assumiu como novo administrador o também engenheiro agrônomo Datis Lima de Oliva, responsável pela emancipação da CANG. Em 23 de maio de 1955 a convite do Sr. Datis veio para Colônia Agrícola Nacional de Goiás o incansável lutador pela emancipação de Ipiranga de Goiás o Sr. João Gustavo Alves de Azeveda Silva , sua esposa Morgana Alves de Azeveda Silva e sua filha Eva Alves da Silva, em Ipiranga desenvolveu varias atividades como Dentista e comprador de cereais produzidos na região como: arroz, milho, feijão, algodão, além de produtor de café. Em 1956 adquiriu uma área de terra e movido pelo seu grande ideal de ver Ipiranga de Goiás transformado em cidade, fez varias doações de lotes exigindo, porém que todas as casas fossem de Alvenaria, implantou o Grupo Escolar Sete de Setembro passo este importante para concretização de ideal. as terras onde hoje e o colegio estadual sete de setenbro foram duadas pelo senhor francisco amancio de oliveira conhecido por chiquinho da farmacia. Com o pensamento voltado para um futuro promissor e um grito de independência reuniram-se varias pessoas e foi formada uma COMISSÃO PROVISÓRIA PRÓ-EMANCIPAÇÃO de Ipiranga tendo como presidente o professor Geraldo Ferreira de Oliveira e Vice o professor Sebastião Paulo da Silva e como membros os Srs.Baltazar Luiz da Silva, Ildeo Donizette, Vereador da cidade de Ceres Divino Luiz Gonzaga, Pedro Máximo Vieira, Enoque Ferreira, Alair alves Pinto e outros.
Na primeira reunião realizada na quadra de esportes do Colégio Estadual “Sete de Setembro” com a presença de apenas 10 pessoas(uma delas a favor Baltazar Luiz da Silva), algumas a favor e outras contra, dá-se início aos primeiros passos em prol da emancipação de Ipiranga. Muitas outras reuniões foram realizadas e a cada vez a credibilidade rumo a emancipação crescia.
Foram muitos momentos de alegria, todavia também de muita angústia, momentos em que o sangue fervia nas veias e a adrenalina aumentava, mas sempre confiantes em Deus até que certo dia alcançamos a vitória esperada.
Em 21 de julho de 1997 com a determinação de seu povo e respaldado pelos deputados Warner Prestes e Francisco Bento o povoado de Ipiranga consolida sua emancipação através da Lei nº. 13.137 sancionada pelo então Governador do Estado de Goiás Maguito Vilela criando o Municipal de Ipiranga de Goiás.
Em 1º de Janeiro de 2.001 instala-se o Município de Ipiranga de Goiás tendo como prefeito: Geraldo Ferreira de Oliveira e vice-prefeito Damásio Bertino de Souza(apoiados pelo influente político da regiao Baltazar Luiz da Silva), Presidente da Câmara Rubens José Barbosa, que permaneceram durante quatro anos. Afirma-se também que durante esses quatro anos a Prefeitura Municipal de Ipiranga de Goiás ficou distribuídas em seis secretarias, tendo a frente os seguintes secretários: – Sr. Magno José de Oliveira (Administração), Sr. Ildeo Donizette (Transportes), Sr. Divino Luiz Gonzaga (Saúde), Sra. Maria Helena Ferreira (Assistência Social), Sra. Djanira Alves (Educação) e o Sr. Sebastião Paulo da Silva (Controle Interno) - sendo esta ultima implantada na Prefeitura de Ipiranga de Goiás no dia cinco de abril de 2002. E no dia 3 de outubro de 2004 é reeleito o Prefeito Municipal de Ipiranga de Goiás, o Sr. Geraldo Ferreira de Oliveira, mantendo a mesma estrutura da organização, alterando apenas a secretaria de Agricultura que foi criada no dia 1º de fevereiro de 2005. Em 1º de Janeiro de 2.009,elege o prefeito joão Albino tendo como principal apoiador Baltazar Luiz da Silva.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade

14 de Julho

Gentílico:

ipiranguense

População:

2.844 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pedaço de chão abençoado por Deus!

Clima:


Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Goiano

Limites:

Rubiataba, Ceres, Nova Glória e Itapaci.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

240 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIRANGA DE GOIÁS

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS PROTESTOS E ANEXO:

E-mail: http://portal.mj.gov.br/

Telefones: (62) 3342-6215

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Ipiranga de Goiás

eu sou o filho do Fundadou desta cidade, senhor Raimundo Alves de Sousa, ex-Farmaceutico, ex-Vereador da Cidade de Ceres e E-Prefeito da Cidade de Ceres-Go, aconheci quando era uma fazenda de nossa propriedade, era uma vila ou seja vila ipiranga, depois o patrimonio de ipiranag hoje cidade de ipirange de Goias, onde cilaboramos em formação e desenvolvimento para chega a cidade
Por: ariosvaldo Alves de Sousa

Que lindo esta nossa cidade. sinceramente penso em um dia voltar para morar neste pedaço de chão abençoado por Deus. parti de mudança em 09 de Agosto de 1977, mas confesso sinto muita saudade, e chego a visitar nossa querida IPIRANGA 2 vez por ano. Saudades de todo Moro hoje em Minaçu-Go
Por: Jose´Maria de Brito

acho um lugar legal, tenho parentes e amigos que moram lá. Abraços a todos.
Por: ORIVALDO PEREIRA DOS SANTOS

eu adora as festa de IPIRANGA DE GOIAS eu n perco nen uma. ainda com CARLOS E JADER
Por: ana lidia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipiranga de Goiás

Envie seu comentário sobre Ipiranga de Goiás

banner